O Colégio

História

Projeto Educativo

Regulamento Interno

Organograma

Instalações

Segurança e higiene

Localização e contactos

_________________________________

Oferta Educativa

2º Ciclo

3º Ciclo

Secundário

Plano Anual Geral de Atividades

Complemento Curricular

Desporto Escolar

Coro

Gabinete Psicologia - Orientação Escolar

_________________________________

Departamentos

Pastoral

Português

Matemática

Línguas Estrangeiras

Ciências Sociais e Humanas

Ciências Socioeconómicas

Ciências Naturais

Ciências Físico-químicas

Artes

Educação Física

_________________________________

Formação Humana e Cristã

Formação Humana e Religião

Catequese

Perfil do Aluno / Delegado de turma

Prémios Paula Frassinetti

Escola de Serviço / Voluntariado

_________________________________

Serviços

Refeitório e Cafetaria

Enfermaria

Papelaria

Bibliotecas

Reprografia

Manuais escolares

_________________________________

Comunicação Online

Dorotícias

Calendário Escolar

Aconteceu no colégio...

Circulares

Área de Encarregados de Educação

Área de professores

Correio eletrónico

Classroom

Escola virtual

O CSD no Facebook

_________________________________

Secretaria

Horário

Inscrições

Tabela de preços

Legislação / Exames

_________________________________

Irmãs Doroteias

Paula Frassinetti

Família Doroteia

 

 

Aulas de Formação Humana e Religião (EMRC) e

Educação para a Interioridade (EPI)


A formação integral dos nossos alunos é uma prioridade que nos leva a desenvolver várias iniciativas e em diferentes âmbitos, de modo a proporcionar experiências concretas de vivência dos valores universais da vida e da fé cristã. Para este efeito, temos as aulas de Formação Humana e de Religião.

As aulas de Formação Humana, de cinquenta minutos semanais, são dadas simultaneamente a todas as turmas do colégio ao mesmo tempo, à 4ª feira, das 12h55 às 13h45, e dinamizadas pelo responsável de turma. São planificadas e preparadas tendo em conta o nível etário dos alunos e a sua vivência, procurando transmitir valores e atitudes de acordo com os ideais de Paula Frassinetti. Mesmo não fazendo parte dos currículos nacionais dos ensinos básico e secundário, esta área disciplinar é, por opção pedagógica, oferta complementar de escola, para todos os anos curriculares e é de frequência obrigatória. As temáticas abordadas seguem uma linha orientadora ao longo dos três ciclos, sendo transversais às turmas de um mesmo ano de escolaridade. Entre as diversas atividades, desenvolvidas ao longo do ano, podemos destacar as desenvolvidas entre padrinhos e afilhados, a campanha de Natal, a preparação da Festa das Famílias e as diversas propostas de voluntariado.
 

As aulas de Religião, de 45 minutos para o Ensino Básico e de 90 minutos semanais para o Ensino Secundário, seguem o programa de Educação Moral e Religiosa Católica, proposto pelo Secretariado Nacional da Educação Cristã. Como complemento, o Colégio oferece 45 minutos semanais de Educação para a Interioridade, em pequenos grupos, numa sala preparada para o efeito.

“Para o Homem, torna-se muito importante e necessário aprender a escutar o seu “Eu” interior, aprender a construir o lugar interior. Isso humaniza-nos.

Educar para a interioridade não tem o objetivo de fabricar cristãos. Gostaríamos de preparar o lugar para..., de forma a poder haver a vontade de responder ao chamamento de Deus.

Educar para a interioridade é um processo como “a água que cai na terra, gota a gota e vai penetrando na terra e tornando-a mais suave”. É ensinar aos alunos a maravilha de ser humano, a maravilha de ser pessoa.”
Elena Andrés

A aula de Educação para a Interioridade  acontece, num espaço diferente da sala de aula – a Sala da Interioridade - com metade da turma. Corresponde a 45 minutos por semana. Desdobra no 2.º ciclo com Apoio ao Estudo; no 7.º ano, com Artes de Palco; no 8.º ano, com Artes da Palavra e, no 9.º ano, com Oficina de Português - Escrita.

 

Sala de Educação para a Interioridade

 

Objetivos e conteúdos da Educação para a Interioridade

Os conteúdos são apresentados aos alunos, segundo o nível de ensino em que se encontram, sendo retomados ciclicamente de acordo com a sua faixa etária.

1. O Trabalho Corporal
O trabalho corporal e as técnicas corporais permitem:
• Tomar consciência do mais íntimo de nós mesmos;
• Comunicar com mais intensidade e qualidade com todos os que nos rodeiam;
• Encontrar com o “eu” mais profundo.

2. A Integração Emocional
Aprender a :
• Expressar os nossos sentimentos e emoções…
• Partilhar as nossas dúvidas, os nossos medos…
• Aceitar os nossos defeitos.

3. Abertura à Transcendência
• Partindo da experiência interior, gerada através de diferentes dinâmicas; de experiências de silêncio, de exercícios simples de iniciação à meditação, etc. Tentar-se-á conduzir a uma abertura à transcendência:

• Transcendência - vivências pessoais e únicas. Ex: experiência da pessoa apaixonada por outra pessoa, pelo trabalho; a experiência da traição, da doença, da morte, etc. algo profundo, que toca, que mexe connosco, que nos transcende.

• Transcendência - vivências que conduzam à experiência do Absoluto. Silêncio, admiração, sensibilidade, fraternidade, proximidade… que permitem o “acesso” a Deus.


Critérios de Apreciação

A disciplina de Educação para a Interioridade não tem uma avaliação quantitativa nem qualitativa. No final de cada trimestre, o professor que acompanha a turma redige uma apreciação sobre a forma como o/a aluno/a participa nestas aulas.



 

O Departamento de Pastoral dinamiza, ainda, ao longo do ano, diversos momentos de vivência da fé cristã, como as celebrações eucarísticas semanais; as eucaristias trimestrais Hoje é Domingo para a comunidade escolar, dinamizadas pelos pais delegados; as vigílias e os roteiros de oração, nos momentos litúrgicos fortes, na semana de Santa Paula, no mês de maio, entre outros… Para os alunos que optam por um projeto de crescimento na Fé, há ainda os grupos de catequese.

A atividade T3 (Tempo para Parar, Refletir e Conviver) é uma iniciativa de dia inteiro, fora do Colégio, promovida por ambas as disciplinas com o objetivo de, num espaço e num tempo privilegiados, levar o aluno a descobrir-se, a valorizar-se, para melhor se relacionar e se comprometer com os outros, com o mundo e com Deus.

 

* * *

 

 




 

 

 

 

Paula Frassinetti

 

 

 

"Educar bem as crianças

é transformar o

Mundo e conduzi-lo

à verdadeira vida"

 

 

 

          

 

 

 

 

      

 

 

 

 

 

 
       
 

Optimizado para MSIE 11.0; 1280x1024

Colégio de Santa Doroteia - Av. Marechal Craveiro Lopes, 1 - 1749-012 Lisboa | Tel.:217570311 | Fax:217590061 | email: csdoroteia@csdoroteia.edu.pt

homepage: www.csdoroteia.edu.pt | webmaster: Fernando Vitória

 

2015 Colégio de Santa Doroteia | Todos os direitos reservados