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Prémios Paula Frasinetti

Regulamento


Inspirados na visão pedagógica de Paula Frassinetti, estes Prémios pretendem potenciar nos Alunos o desenvolvimento de competências e atitudes que visam favorecer e otimizar o processo de ensino e aprendizagem, promovendo o sucesso escolar.
Não se pretende apenas premiar os bons resultados, mas também promover o exercício de relações sociais e humanas numa perspetiva cristã, assim como estimular o gosto de aprender e a vontade de se autossuperar, incentivando os alunos a participar ativa e responsavelmente nas atividades promovidas pelo Colégio.

CATEGORIAS:

1. Aproveitamento
2. Esforço e dedicação
3. Amizade e interajuda
4. Interesse e participação nas iniciativas do Colégio

OBJETIVOS GERAIS:


• Promover e reconhecer o mérito/valor individual.
• Valorizar uma educação integral.
• Estimular o bem de todos pelo exemplo de alguns.
• Fomentar a capacidade de transformação

NOTAS GERAIS:


 Para a atribuição de qualquer um dos prémios o aluno terá sempre de ter Muito Bom ou nível 5 a Formação Humana.


 O CT não tem necessariamente de nomear alunos para cada categoria. O número, mínimo e máximo de nomeações, não deve ser atribuído de forma forçada mas apenas de acordo com o mérito dos alunos.


 As propostas elaboradas em CT serão posteriormente analisadas e ratificadas pelos Coordenadores de Ciclo e apresentadas à Direção para aprovação. No caso de dúvida, os Coordenadores de Ciclo poderão ouvir os RT das respetivas turmas.

 Os resultados finais serão referidos no Anuário do Colégio e divulgados no início do ano letivo seguinte.


 Deverá ser colocado no processo do Aluno (na Secretaria) a indicação do prémio e a categoria em que foi distinguido.


 Para cada categoria, com exceção do Aproveitamento, o RT deve elaborar um breve texto justificativo por cada Aluno proposto, tendo em conta os critérios definidos para a atribuição do prémio em questão.

1. APROVEITAMENTO

O Prémio Aproveitamento reconhece o Aluno que:


• Obtém bons resultados escolares;
• Valoriza o trabalho/estudo;
• Aprecia o saber e o conhecer;
• É honesto intelectualmente.

CRITÉRIOS: Serão distinguidos todos os alunos que somarem, nas notas internas do 3.º Período no:


• 5.º e 6.º ano - total de 48 nas disciplinas curriculares e nível 5 a Formação Humana;
• 7.º e 8.º ano - total de 63 nas disciplinas curriculares e nível 5 a Formação Humana;
• 9.º ano – total de 53 nas disciplinas curriculares e nível 5 a Formação Humana;
• Secundário – média = ou > que 18, considerando para esta média todas as disciplinas do plano de estudos e Muito Bom a Formação Humana.

Notas:
 No final do ano, o CT faz o apuramento dos alunos e preenche a folha que vai ficar anexa à ata.


 Para os alunos dos Cursos do Ensino Artístico Especializado de nível básico, será feito o cálculo: (n.º de disciplinas x 5) – 2.



2. ESFORÇO E DEDICAÇÃO

O Prémio Esforço e Dedicação reconhece o Aluno que, independentemente das suas classificações:


• Valoriza o esforço e o trabalho/estudo;
• Se dedica e esforça na realização das tarefas escolares;
• Se empenha na superação de dificuldades;
• Participa ativamente nas tarefas escolares.

Critérios:


• Organização e respeito pelos materiais;
• Assiduidade e pontualidade;
• Participação ativa e ordenada nas atividades da aula;
• Realização sistemática das tarefas propostas;
• Responsabilidade e empenho no trabalho;
• Atitude de superação face aos desafios/dificuldades;
• Muito Bom (Secundário) ou nível 5 (Básico) a Formação Humana.

Nota: Com base na autoavaliação dos alunos, o RT leva até 3 nomes ao CT no final do ano. O CT apura de 0 a 3 alunos e preenche a folha que vai ficar anexa à ata.

3. AMIZADE E INTERAJUDA

O Prémio Amizade e Interajuda reconhece o Aluno que, independentemente das suas classificações:


• É verdadeiramente amigo;
• Está atento aos que o rodeiam;
• Aceita, reconhece e ajuda os outros;
• É integrador e fomentador da união.

Critérios:


• Atenção às dificuldades dos outros;
• Aceitação dos outros;
• Sensibilidade aos que estão sós;
• Disponibilidade para ajudar em qualquer situação;
• Preocupação de unir e pacificar a Turma;
• Muito Bom (Secundário) ou nível 5 (Básico) a Formação Humana.

Nota: Com base na autoavaliação, nas propostas dos alunos e nas propostas do vigilante do corredor correspondente, o RT leva até 3 nomes ao CT no final do ano. O CT apura de 0 a 3 alunos e preenche a folha que vai ficar anexa à ata.

4. INTERESSE E PARTICIPAÇÃO NAS INICIATIVAS DO COLÉGIO

O Prémio Interesse e Participação nas Iniciativas do Colégio reconhece o Aluno que, independentemente das suas classificações:


• Participa ativamente nas atividades;
• Se identifica com os princípios e o ideário;
• Se comporta responsavelmente;
• Está disponível para desempenhar tarefas no e pelo Colégio.

Critérios:


• Interesse e desempenho nas aulas;
• Vivência Responsável e participativa;
• Presença ativa e empenhada na vivência do Colégio;
• Muito Bom (Secundário) ou nível 5 (Básico) a Formação Humana.

Notas:


 No primeiro e segundo períodos letivos avaliam-se apenas os parâmetros já existentes em Formação Humana. No terceiro período, ter-se-á em conta todas as atividades realizadas, neste âmbito, ao longo do ano.


 Com base na autoavaliação dos alunos, o RT leva até 3 nomes ao CT no 3.º período. O CT, ouvidos os professores envolvidos em atividades realizadas no âmbito do prémio, propõe de 0 a 3 alunos e preenche a folha que vai ficar anexa à ata.

 



 
         

 

 

Paula Frassinetti

 

 

 

"Educar bem as crianças

é transformar o

Mundo e conduzi-lo

à verdadeira vida"

 

 

          

 

 

      

 

 

 

 
       
 

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