|
|
|
|
Disciplinas de oferta de escola
Disciplina: |
Expressões (5.º e 6.º anos) |
|
|
Mentores : |
Susana de Paula Poejo Vasconcelos Nunes
|
|
|
Descrição: |
Expressões,
é uma oferta complementar de escola para todos os alunos do
2.º Ciclo de frequência obrigatória. Esta área foi pensada e
desenvolvida para ajudar o aluno a:
- Viver as aprendizagens de formas variadas, assentes na
experimentação;
- Desenvolver e valorizar competências menos formais (reagir
ao imprevisto);
- Relacionar harmoniosamente o corpo com o espaço, numa
perspetiva pessoal e interpessoal promotora do respeito, da
qualidade de vida e da compreensão do mundo;
- Saber expressar-se artisticamente e conceptualmente,
usando capacidades de expressão oral, escrita, visual,
corporal, sonora e tecnológica;
- Realizar atividades de forma autónoma, responsável e
criativa (individualmente ou em grupo).
- Aplicar o sentido crítico para escolher o resultado
adequado.
- Valorizar as possibilidades inesgotáveis da imaginação.
|
|
|
Critérios de avaliação: |
A avaliação
terá por base o interesse, desempenho, responsabilidade e
comportamento revelados pelo aluno nas diversas atividades e
trabalhos propostos.
A avaliação no final dos períodos letivos, será da
responsabilidade dos mentores, e expressa-se com uma menção
descritiva do trabalho de cada aluno.
|
Disciplina: |
Inspira-te, faz, cria (IFC) (12.º ano) |
|
|
Professores : |
|
Descrição: |
Inspira-te, faz e cria (IFC), é
uma área disciplinar de oferta complementar de escola para
todos os alunos do 12º ano de frequência obrigatória.
Tem como objetivos de carácter geral:
• Propiciar uma educação integral, através de uma disciplina
transversal às várias áreas de estudos;
• Promover um trabalho multidisciplinar, acompanhada por
professores e profissionais;
• Educar para a cultura e a reflexão humanista;
• Promover a autonomia;
• Formar alunos com espírito de iniciativa e criatividade,
empenhados em construir o futuro;
• Cultivar o trabalho em equipa e a partilha de saberes;
• Desenvolver, de forma criativa e significativa para os
alunos, a aquisição de conhecimentos fundamentais de cada
uma das áreas de estudos do ensino secundário;
• Desenvolver o raciocínio lógico, crítico e analítico nos
alunos do último ano do curso de prosseguimento de estudos;
|
|
|
Critérios de avaliação: |
A avaliação baseia-se no
interesse, no desempenho, na responsabilidade e no
comportamento revelados pelo aluno na aula e nas várias
atividades nela propostas.
Os alunos realizam auto-avaliação pelo menos uma vez por
período letivo, e são avaliados pelos professores da
disciplina.
A avaliação no final dos períodos letivos expressa-se com
uma menção descritiva do trabalho de cada aluno.
No final de ano letivo os alunos recebem um diploma que
reconhece o trabalho que realizaram.
|
Conteúdos anuais: |
A área disciplinar Inspira-te,
faz e cria, divide-se em três grandes áreas de trabalho:
- Ciências experimentais/robótica;
- Artes e Letras;
- Empreendedorismo e inovação social;
- Performance e tecnologias;
Os alunos podem escolher a área de trabalho que mais lhe
interessa, independentemente do curso que frequentam no
ensino secundário. Cada uma das áreas de trabalho desenvolve
projetos anuais que são apresentados no mês de maio a toda a
comunidade educativa, no congresso do IFC. Muitos dos
projectos são realizados em colaboração com entidades
externas (universidades, fundações, empresas), e com
profissionais de várias proveniências
|
|
|
|
|
|
|
Paula Frassinetti
"Educar bem as
crianças
é transformar o
Mundo e conduzi-lo
à verdadeira vida"
|
|
|
|
|
|
|