Prémios Paula Frassinetti
REGULAMENTO PRÉMIOS PAULA FRASSINETTI
Inspirados na visão pedagógica de Paula Frassinetti, estes Prémios
pretendem potenciar nos Alunos o desenvolvimento de competências e
atitudes que visam favorecer e otimizar o processo de ensino e
aprendizagem, promovendo o sucesso escolar.
Não se pretende apenas premiar os bons resultados, mas também
promover o exercício de relações sociais e humanas numa perspetiva
cristã, assim como estimular o gosto de aprender e a vontade de se
autossuperar, incentivando os Alunos a participar ativa e
responsavelmente nas atividades promovidas pelo Colégio.
CATEGORIAS:
1. Aproveitamento
2. Esforço e dedicação
3. Amizade e interajuda
4. Interesse e participação nas iniciativas do Colégio
OBJETIVOS GERAIS:
• Promover e reconhecer o mérito/valor individual.
• Valorizar uma educação integral.
• Estimular o bem de todos pelo exemplo de alguns.
• Fomentar a capacidade de transformação
NOTAS GERAIS:
✓ O CT não tem necessariamente de nomear Alunos para cada categoria.
O número, mínimo e máximo de nomeações, não deve ser atribuído de
forma forçada, mas apenas de acordo com o mérito dos Alunos.
✓ As propostas elaboradas em CT serão posteriormente analisadas e
ratificadas pelos Coordenadores de Ciclo e apresentadas à Direção
para aprovação. No caso de dúvida, os Coordenadores de Ciclo poderão
ouvir os RT das respetivas turmas.
✓ Na ficha de registo de avaliação individual do 3º período deverá
ser registada a proposta para atribuição de prémio e a categoria em
que o Aluno foi distinguido.
✓ Para cada categoria, com exceção do Aproveitamento, deverá ficar
registado em ata um breve texto justificativo por cada Aluno
proposto, tendo em conta os critérios definidos para a atribuição do
prémio em questão.
1. APROVEITAMENTO
O Prémio Aproveitamento reconhece o Aluno que:
• Obtém bons resultados escolares;
• Valoriza o trabalho/estudo;
• Aprecia o saber e o conhecer;
• É honesto intelectualmente.
CRITÉRIOS: Serão distinguidos todos os Alunos que somarem, pelo
menos, nas notas internas do 3.º Período:
• 2.º e 3.º Ciclos: média = ou > que 18 (sem arredondamentos). O
Aluno terá de ter 3 MB ou 2 MB e 1 B nos parâmetros de FH/HT
(responsabilidade, cooperação e comportamento)
• Secundário: média = ou > que 18 (sem arredondamentos) e Bom ou
Muito Bom a Formação Humana.
2. ESFORÇO E DEDICAÇÃO
O Prémio Esforço e Dedicação reconhece o Aluno que,
independentemente das suas classificações:
• Valoriza o esforço e o trabalho/estudo;
• Se dedica e esforça na realização das tarefas escolares;
• Se empenha na superação de dificuldades;
• Participa ativamente nas tarefas escolares.
Critérios:
• Organização e respeito pelos materiais;
• Assiduidade e pontualidade;
• Participação ativa e ordenada nas atividades da aula;
• Realização sistemática das tarefas propostas;
• Responsabilidade e empenho no trabalho;
• Atitude de superação face aos desafios/dificuldades;
• No 2º e 3º Ciclos, o Aluno terá de ter 3 MB ou 2 MB e 1 B nos
parâmetros de FH/HT (responsabilidade, cooperação e comportamento).
• No Secundário, Muito Bom a Formação Humana (Secundário).
Nota: Para esta categoria, o CT propõe, no máximo, 3 Alunos da
turma.
3. AMIZADE E INTERAJUDA
O Prémio Amizade e Interajuda reconhece o Aluno que,
independentemente das suas classificações:
• É verdadeiramente amigo;
• Está atento aos que o rodeiam;
• Aceita, reconhece e ajuda os outros;
• É integrador e fomentador da união.
Critérios:
• Atenção às dificuldades dos outros;
• Aceitação dos outros;
• Sensibilidade aos que estão sós;
• Disponibilidade para ajudar em qualquer situação;
• Preocupação de unir e pacificar a Turma;
• No 2º e 3º Ciclos, o Aluno terá de ter 3 MB ou 2 MB e 1 B nos
parâmetros de FH/HT (responsabilidade, cooperação e comportamento).
• No Secundário, Muito Bom a Formação Humana (Secundário).
Nota: Com base nas propostas dos Alunos, os RT leva até 3 nomes ao
CT no final do ano. Os Alunos propostos terão de ser indicados por,
pelo menos, 6 Alunos da turma.
4. INTERESSE E PARTICIPAÇÃO NAS INICIATIVAS DO COLÉGIO
O Prémio Interesse e Participação nas Iniciativas do Colégio
reconhece o Aluno que, independentemente das suas classificações:
• Participa ativamente nas atividades;
• Se identifica com os princípios e o ideário;
• Se comporta responsavelmente;
• Está disponível para desempenhar tarefas no e pelo Colégio.
Critérios:
• Interesse e desempenho nas aulas;
• Vivência Responsável e participativa;
• Presença ativa e empenhada na vivência do Colégio;
• No 2º e 3º Ciclos, o Aluno terá de ter 3 MB ou 2 MB e 1 B nos
parâmetros de FH/HT (responsabilidade, cooperação e comportamento)
• No Secundário, Muito Bom a Formação Humana (Secundário).
Nota: Para esta categoria, o CT propõe, no máximo, 3 Alunos da
turma.
Aprovado no Conselho Pedagógico de 10 de outubro de 2022
|